sábado, 29 de janeiro de 2011

the soul of book

Alma:

Refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover. Religiosamente definida como um ser independente da matéria e que sobrevive à morte do corpo, que se julga continuar viva após a morte do corpo, podendo o seu destino ser a beatitude celestial ou o tormento eterno.
Segundo este ponto d
e vista, a morte é considerada como a passagem da alma para a vida eterna, no domínio espiritual.
A grande maioria das religiões, cristãs e não-cristãs, concordaem linhas gerais com esta definição. O conceito de uma alma imortal é muito antigo. De facto, as suas raízes remontam ao princípio da história humana...
(fonte Wikipédia)

Olá Webfolks!

Essa primeira postagem é para explicar um pouco o nome e a finalidade do blog.
Alma do livro, no âmbito editorial, significa o miolo - as folhas internas que formam a caixa fascinante de páginas. Particularmente, adoro essa nomeclat
ura... Pois acho que o recheio é sempre mais saboroso, mais completo. E destinar o conteúdo de algo com tamanha bagagem histórica e subjetiva - como o livro - de alma, é como se realmente o transformássemos em objeto sacro - se não daí, a destinação do miolo como alma.

Em meio das recorrentes discussões sobre a morte e o futuro do livro - em codex - como conhecemos, o nome A Alma do Livro, tenta traduzir, essas duas características análogas que já pré-existem: o objeto livro e seu lado subjetivo, o conceito de alma que é imortal e antiga além de expressar o domínio vital - vida e morte.
E por que não uma encarnação em outra vida? Em outro dispositivo?
Esse blog é justamente para discutirmos sobre as várias
almas que contém um livro.